Minicursos2019-03-27T16:13:37+00:00

Conferência em Tecnologia de Fundações

29 e 30 de Março 2019 – Vitória – ES

MINICURSOS

DATA: 30 de março de 2019

LOCAL: Centro Tecnológico – UFES – Av. Fernando Ferrari, 514 – Goiabeiras, Vitória – ES | CEP 29075-910

8:00-12:20 [intervalo de 20 min para Coffee Break]
MINICURSO 1 MISTURA DE SOLO CIMENTO EM PROFUNDIDADE (DMM) – Projeto e Execução.

Professor: Tony Forsberg – Senior geotechnical engineering advisor, GeoMind KB (partner), independent geotechnical consultants with expertise in retention walls, piling and ground improvement, and business owner Stable Ground AB, independent geotechnical consultant, Stockholm, Sweden.

Descrição do Curso:

O objetivo do curso é fornecer uma orientação básica sobre projeto e execução da técnica de melhoramento de solo com mistura de solo cimento em profundidade (DMM, DSM ou CDM), por meio de formação de colunas, painéis ou blocos, considerando a técnica de execução pelo método úmido. A técnica tem várias aplicações, incluindo controle de recalques, melhoria da estabilidade, contenção para escavação, mitigação de liquefação, controle de vibrações, encapsulamento e solidificação de solos contaminados. Serão apresentados um histórico da evolução da técnica, aplicações de acordo com as características do solo e o tipo de obra, propriedades do solo tratado (resistência, compressibilidade, permeabilidade), investigação mostrando as diferenças entre laboratório e campo, definição de parâmetros de projeto, procedimentos executivos e controle de execução. Deverá ser apresentado também um exemplo básico de dimensionamento.

MINICURSO 2 FUNDAÇÕES EM RADIER ESTAQUEADO

Professor: Renato P. Cunha – Universidade de Brasília (UnB)

Descrição do Curso:

Neste curso serão apresentados os aspectos principais que tornam uma fundação profunda de uma edificação como sendo projetada dentro da filosofia de “radier estaqueado”, dando ênfase aos casos típicos de campo e aspectos gerais de espaçamento, localização e distribuição de carga do grupo de estacas/radier. Será apresentada a metodologia simplificada de cálculo de radier estaqueado, que permite estimar a distribuição de carga estaca/radier e o recalque do conjunto e serão elencados exemplos práticos onde tal filosofia foi utilizada internacionalmente. Em virtude de limitação de tempo, o curso será reduzido em termos de abrangência e escopo, porém dará uma visão periférica da metodologia de concepção e cálculo deste tipo de fundação.

MINICURSO 3 CONTENÇÕES COM ESTACAS PRANCHAS METÁLICAS

Professor: Lázaro Magalhães – ArcelorMittal Projects Central & South América

Descrição do Curso:

Este curso destina-se a engenheiros civis que tenham noções básicas em geotecnia e vai enfocar nos cálculos de estruturas de contenção. Em primeiro lugar, serão apresentados de forma resumida as teorias de base da mecânica de solos para determinar os parâmetros de cálculo para uma parede de contenção flexível. Em seguida serão discutidos os detalhes sobre os métodos de cálculo para o dimensionamento: método de Blum para estruturas simples em solos de boa qualidade e o método de interação solo-estrutura para estruturas mais complexas. Diferentes métodos para selecionar os coeficientes de segurança serão abordados. A segunda parte do curso será uma demonstração dos cálculos efetuados com os softwares AMRetain (cálculo geotécnico) e Durability (cálculo estrutural). Dois exemplos de cálculo serão tratados de forma detalhada.

MINICURSO 4 MUROS DE CONTENÇÃO E TALUDES EM SOLO REFORÇADO

Professor: Paulo Brugger – Brugger Engenharia Ltda

Descrição do Curso:

No curso serão apresentados os conceitos básicos da mecânica dos solos aplicada a solos reforçados nas aplicações de reforço de taludes e muros de contenção. Serão apresentados os materiais de reforço mais adequados e as suas propriedades mecânicas mais importantes, bem como os mecanismos de interação solo-reforço. Para o dimensionamento de muros e taludes em solo reforçado serão apresentados os métodos de dimensionamentos baseados em equilíbrio limite (estado limite último) e a previsão de deformações (estado limite de serviço) com formulações e fatores de redução e de segurança preconizados nas normas e na boa prática da engenharia. Para a complementação do dimensionamento serão apresentados exemplos de projetos de muros em solo reforçado com a formatação típica em planta, elevações, seções transversais, detalhes e sequência construtiva, notas e cálculo de quantidades. Por fim serão apresentados os principais sistemas construtivos existentes no mercado com suas características e diferentes tipos de faceamento, além de exemplos comentados de obras de diferentes tamanhos e aplicações e tipos de monitoramento normalmente utilizados nas obras para avaliação do desempenho.

NOTA: Todos os cursos serão em língua portuguesa e será distribuído aos matriculados no minicurso o material didático respectivo.

Local: Centro Tecnológico 1 da Universidade Federal do Espírito Santo

Faça sua inscrição

Entre em contato