Programação2019-03-23T12:23:02+00:00

Conferência em Tecnologia de Fundações

29 e 30 de Março 2019 – Vitória – ES

ESCAVAÇÕES EM ÁREAS URBANAS: CONTENÇÕES & FUNDAÇÕES

O CTF2019 vai explorar os desafios geotécnicos da indústria da construção civil na crescente demanda de escavações de médio e grande porte em áreas urbanas, demandando contenções para garantia de estabilidade de terrenos, vias urbanas ou edificações vizinhas. Estas obras devem incluir não somente o dimensionamento da estrutura de contenção ou estabilização do talude oriundo da escavação, mas o planejamento executivo e a previsão dos efeitos da escavação em obras e terrenos vizinhos. No CTF2019 serão apresentadas, discutidas e debatidas as mais modernas técnicas e sistemas construtivos para execução de escavações urbanas funcionando como fórum para a troca de conhecimento relacionado a novas tecnologias, métodos de construção, equipamentos, materiais e softwares aplicados ao setor geotécnico com foco em escavações, contenções e fundações.

PROGRAMAÇÃO

DATA: 29 de março de 2019

LOCAL: Auditório SESI, Rua Tupinambás, 240, Jardim da Penha, Vitória/ES, CEP 29060-100

8h às 8h20 Abertura do evento

MANHÃ: PROJETO E EXECUÇÃO – ASPECTOS CONCEITUAIS E TEÓRICOS

8:25-9:15 TIPOS DE CONTENÇÕES E MÉTODOS CONSTRUTIVOS

Uma visão geral do problema das escavações em áreas urbanas com apresentação dos tipos de contenções, contemplando desde técnicas clássicas (estacas pranchas, perfil com pranchadas, paredes diafragmas, estacas secantes, etc.) às técnicas mais recentes (solos reforçados, contenções com mistura de solo in-situ, etc.), métodos construtivos, considerando suas aplicações de acordo com a situação, perfil geotécnico, nível d’água, condições de vizinhança.

Palestrante: Alberto Sayão e Uberescilas Polido

9:20-10:10 METÓDOS DE ANÁLISE, DETERMINAÇÃO DE ESFORÇOS LATERAIS, ESTABILIDADE, E DESLOCAMENTOS EM CONTENÇÕES

Descrição dos métodos de análise (empíricos, teóricos e computacionais), definição de elementos e parâmetros de projeto. A questão dos empuxos de terra. Estruturas tipo cantilever ou estroncadas/atirantadas. Conceitos e aplicabilidade de fatores de segurança. Análises de Estabilidade.

Palestrante: Bernadete Danziger e Denise Gerscovich

10:10-10:30 COFFEE BREAK
10:30-10:45 PALESTRA COMERCIAL 1 – HUSKER
10:45-11:35 CONTROLE DE EXECUÇÃO, MONITORAMENTO DE DEFORMAÇÕES, REBAIXAMENTO DE NÍVEL DÁGUA, EFEITOS EM EDIFICAÇÕES VIZINHAS

Apresentação dos controles de execução em contenções, indicando tipos de monitoramento usuais de acordo com o método construtivo, tipo de obra, perfil geotécnico e situação de vizinhança. Controle de rebaixamento do nível d’água nas contenções e suas implicações na vizinhança, deslocamentos críticos, técnicas para minimizar os problemas, análise de riscos e níveis de alerta.

Palestrante: Fernando Danziger e Francisco Lopes

11:40-12:30 MESA REDONDA

Assunto: ESCAVAÇÕES EM ÁREAS URBANAS: CONTENÇÕES: FUNDAÇÕES, ASPECTOS CONCEITUAIS E TEÓRICOS
Presidente: Patricio Pires
Promotor de Debates: Waldemar Hachich

12:30-14:00 ALMOÇO

TARDE: PROJETO E EXECUÇÃO – EXPERIÊNCIA E PRÁTICA

14:00-14:15 PALESTRA COMERCIAL 2 – ARCELOR MITTAL
14:15-14:55 ESCAVAÇÕES, CONTENÇÕES E FUNDAÇÕES EM OBRAS DE SUB-SOLOS DE EDIFICAÇÕES

Apresentação de soluções para escavações, fundações e contenções (provisórias e permanentes) empregadas na execução de subsolos de edificações, considerando as técnicas clássicas e modernas mais adequadas para situações com diversos pavimentos de subsolos, perfil geotécnico e condições de vizinhança, ilustrado com casos de obras.

Palestrante: Jarbas Milititsky

15:00-15:40 ESCAVAÇÕES, CONTENÇÕES E FUNDAÇÕES EM OBRAS VIÁRIAS

Apresentação de soluções para escavações, fundações e contenções (provisórias e permanentes) empregadas na execução de mergulhões, encontro de viadutos, passagens de nível, etc., considerando as técnicas clássicas e modernas mais adequadas para situações diversas de profundidade, de perfil geotécnico, tráfego de veículos e condições de vizinhança, ilustrado com casos de obras.

Palestrante: Paulo Henrique Dias

15:40-15:55  PALESTRA INSTITUCIONAL – GEOSELOS
15:55 AS 16:15  COFFEE BREAK
16:15-16:30  PALESTRA COMERCIAL 3 – KELLER & TECNOGEO
16:30-17:10 ESCAVAÇÕES, CONTENÇÕES E FUNDAÇÕES EM OBRAS DE TÚNEIS, GALERIAS E VALAS

Apresentação de soluções para escavações, fundações e contenções (provisórias e permanentes) empregadas na execução de túneis, galerias e valas para instalações diversas, etc., considerando as técnicas clássicas e modernas mais adequadas para situações diversas de perfil geotécnico, geometria e condições de vizinhança, ilustrado com casos de obras.

Palestrante: Carlos Eduardo Maffei

17:15-17:55 PRÁTICA DE FUNDAÇÕES E CONTENÇÕES EM EDÍFICIOS ALTOS

A valorização dos terrenos nas grandes cidades tem levado a um processo de verticalização das edificações, já existindo dezenas de edifícios no Brasil com mais de 50 pavimentos. A elaboração de seus projetos geotécnicos tem particularidades especificas e uma inter-relação com as escavações e contenções, já que a necessidade de pavimentos de garagem nesses empreendimentos tem levado a projetos com subsolos múltiplos. A palestra apresentará os principais aspectos de projeto e execução, ilustrado com casos de obras, com foco principalmente na experiencia adquirida na Região Nordeste.

Palestrante: Alexandre Gusmão

18:00-18:50 MESA REDONDA

Assunto: ESCAVAÇÕES EM ÁREAS URBANAS: CONTENÇÕES: FUNDAÇÕES, EXPERIÊNCIA E PRÁTICA
Presidente: Roberto Quental
Promotor de Debates: Reno Castello

18:50-19:10 ENCERRAMENTO DO EVENTO

MINICURSOS

DATA: 30 de março de 2019

LOCAL: Centro Tecnológico – UFES – Av. Fernando Ferrari, 514 – Goiabeiras, Vitória – ES | CEP 29075-910

8:00-12:20 [intervalo de 20 min para Coffee Break]
MINICURSO 1 MISTURA DE SOLO CIMENTO EM PROFUNDIDADE (DMM) – Projeto e Execução.

Professor: Tony Forsberg – Senior geotechnical engineering advisor, GeoMind KB (partner), independent geotechnical consultants with expertise in retention walls, piling and ground improvement, and business owner Stable Ground AB, independent geotechnical consultant, Stockholm, Sweden.

MINICURSO 2 FUNDAÇÕES EM RADIER ESTAQUEADO

Professor: Renato P. Cunha – Universidade de Brasília (UnB)

Descrição do Curso:

Neste curso serão apresentados os aspectos principais que tornam uma fundação profunda de uma edificação como sendo projetada dentro da filosofia de “radier estaqueado”, dando ênfase aos casos típicos de campo e aspectos gerais de espaçamento, localização e distribuição de carga do grupo de estacas/radier. Será apresentada a metodologia simplificada de cálculo de radier estaqueado, que permite estimar a distribuição de carga estaca/radier e o recalque do conjunto e serão elencados exemplos práticos onde tal filosofia foi utilizada internacionalmente. Em virtude de limitação de tempo, o curso será reduzido em termos de abrangência e escopo, porém dará uma visão periférica da metodologia de concepção e cálculo deste tipo de fundação.

MINICURSO 3 CONTENÇÕES COM ESTACAS PRANCHAS METÁLICAS

Professor: Lázaro Magalhães – ArcelorMittal Projects Central & South América

Descrição do Curso:

Este curso destina-se a engenheiros civis que tenham noções básicas em geotecnia e vai enfocar nos cálculos de estruturas de contenção. Em primeiro lugar, serão apresentados de forma resumida as teorias de base da mecânica de solos para determinar os parâmetros de cálculo para uma parede de contenção flexível. Em seguida serão discutidos os detalhes sobre os métodos de cálculo para o dimensionamento: método de Blum para estruturas simples em solos de boa qualidade e o método de interação solo-estrutura para estruturas mais complexas. Diferentes métodos para selecionar os coeficientes de segurança serão abordados. A segunda parte do curso será uma demonstração dos cálculos efetuados com os softwares AMRetain (cálculo geotécnico) e Durability (cálculo estrutural). Dois exemplos de cálculo serão tratados de forma detalhada.

MINICURSO 4 MUROS DE CONTENÇÃO E TALUDES EM SOLO REFORÇADO

Professor: Paulo Brugger – Brugger Engenharia Ltda

Descrição do Curso:

No curso serão apresentados os conceitos básicos da mecânica dos solos aplicada a solos reforçados nas aplicações de reforço de taludes e muros de contenção. Serão apresentados os materiais de reforço mais adequados e as suas propriedades mecânicas mais importantes, bem como os mecanismos de interação solo-reforço. Para o dimensionamento de muros e taludes em solo reforçado serão apresentados os métodos de dimensionamentos baseados em equilíbrio limite (estado limite último) e a previsão de deformações (estado limite de serviço) com formulações e fatores de redução e de segurança preconizados nas normas e na boa prática da engenharia. Para a complementação do dimensionamento serão apresentados exemplos de projetos de muros em solo reforçado com a formatação típica em planta, elevações, seções transversais, detalhes e sequência construtiva, notas e cálculo de quantidades. Por fim serão apresentados os principais sistemas construtivos existentes no mercado com suas características e diferentes tipos de faceamento, além de exemplos comentados de obras de diferentes tamanhos e aplicações e tipos de monitoramento normalmente utilizados nas obras para avaliação do desempenho.

NOTA: Todos os cursos serão em língua portuguesa e será distribuído aos matriculados no minicurso o material didático respectivo.

Entre em contato